JORNAL O NÓ CEGO ENTREVISTA: JUAN OJEA
 

Por Rene Schols

Artista plástico, argentino, atuou intensamente no circuito cultural desde o ano de 1974, quando iniciou sua carreira artística em Buenos Aires, Argentina.

Depois expor suas obras em renomadas salas de exposição, tais como, MAM em São Paulo e  Masp atuando como expositor ,organizador e júri da Trienal de Tapeçaria no Brasil , criou o Atelier Linha Cruzada.

Neste período  exerceu intensa atividade como professor e criador de tapearias e tapetes artesanais, que muito aportou para o desenvolvimento do design do tapete nacional, criando tecidos para confecções e renomadas lojas de decoração, além de ministrar cursos  em  centros culturais e acadêmicos da cidade de São Paulo.   

               

 Entrevista para o jornal NÓ Cego.
                     
                    1- Qual seu primeiro contato com a Arte?
                    De criança tinha um amigo de meus pais ,Paul Klaussman que 
                    morava numa ilha do Delta do Rio Parana,perto de Buenos 
                    Aires,ele pegava o barco de remo e saia pelos rios , 
                    pintando.Ele pintava paisagens influenciado pelo 
                    impressionismo e uma vez por ano fazia uma exposição numa 
                    galeria de Buenos Aires. Ele me dava oleos e pinceis para eu 
                    brincar.
                    Talvez seja a influencia mais remota que eu lembre
                    Ah, com ele aprendi a observar.
                     
                    2-     Como voce chegou aos Teares?
                    Sempre tive atração pelas técnicas artesanais e a tecelagem 
                    chegou com Ana Foss, artista têxtil Argentina, em 1974.
  
                    3-     Qual e sua especialidade em Arte?
                    Basicamente a fibra.Durante muito tempo os artistas utilizaram 
                    da matéria, seja oleo,marmore,etc para representar.A partir 
                    digamos dos anos sessenta  a matéria passou  a ser o tema em 
                    sim mesmo. A procura de criação de uma linguagem do proprio 
                    material com que se trabalhava. No nosso caso, a criação de uma 
                    linguagem têxtil era fundamental,que acontece com as fibras 
                    comprimindo ,puxando,a agressividade do sisal em confronto
                    com a suavidade da Lâ
                               Nas minhas obras sempre explorei o volume,a luz a 
                    interatividade com o espectador 
                       
                    
                   4-     Voce participou da Trienal de Tapeçaria. Conte como foi 
                    sua participação e nos de mais detalhes deste evento.
                    Na epoca da Primeira Trienal de Tapeçaria, no Museu de Arte 
                    Moderna de São Paulo,em 1976, eu  vi, mais estava recém
                    chegando e não me inscrevi.
                    Na segunda trienal, mandei minha obra a Júri .Fui selecionado 
                    e expus uma obra chamada Convergência. Eram uma serie de
                     faixas convergentes a um ponto e puxadas por um contrapeso,


                     que mexendo nele variava a composição.
                    Ja na terceira Trienal eu trabalhei na organização, junto com 
                    Norberto Nicola e Eva Soban.
                    Expus Paisagem sem titulo, que era uma instalação.
                    Participei Hour Concour  por fazer parte  da comissão 
                    organizadora e do Júri de seleção e premiação.
                    Na época eu era diretor do Centro Brasileiro da Tapeçaria 
                    Contemporânea.
                    Além da exposição, importantíssima por ser um encontro da arte
                    têxtil nacional, inserimos uma mostra de tecidos pré-colombianos, 
                    que de alguma maneira dava referencias a Tapeçaria 
                    Contemporânea.
                    Lamentavelmente a partir de 1984 o MAM de SP não conseguiu
                    dar continuidade as Trienais.
                     
                    5-     Quais são os artistas que estão mais próximos de você e 
                    como eles te influenciam?
                    Eu fui influenciado por infinidade de artistas,mais 
                    particularmente na tapeçaria as influencias da Iugoslava 
                    JagodaBuik e a polonesa Magdalena Abakanowits,no Brasil, sem 
                    duvida Norberto Nicola e JacquezDouchez , os grandes motores 
                    da arte têxtil no Brasil.
                     
                    6-     Você já conhece quais partes de nosso Planeta? Tem 
                    viajado muito?
                    Bom, percorri toda América do sul, de Terra do Fogo a Equador, 
                    O Chile de Allende, A Bolívia de Torres e o Peru de Velazco 
                    Alvarado. Conheço também Estados Unidos e Europa.
                    Sinto falta de conhecer oriente


                    7-     Como foi sua experiência  no Atelier Linha Cruzada ?
                    Trabalhei durante 3 anos no Sesc Fabrica da Pompeia,do inicio 
                    do projeto,dando aulas nas Oficinas de Criatividade.Apos isto 
                    tentei desenvolver um produto, a famosa arte aplicada, peças 
                    artesanais que cumpram bem a sua função, que não pretendam
                    obras de arte, mais com uma concepção estética.
                       De ai que surgiram os tapetes artesanais da Linha Cruzada.
                       Na época a referencia era o Kilim, varias pessoas estavam 
                    produzindo tapetes com desenhos de Kilim,que eu sentia não ser 
                    esse o caminho, nãoe que não goste do kilim, mais em geral 
                    ,copia... terminavam sendo tapetes sem a força tribal do kilim 
                    e mais caros que os próprios.
                       Foi então que desenvolvi um tapete adaptando técnicas de 
                    tecelagem como tear com 4 quadros.Era importante conseguir 
                    solidez,por ser um tapete e não uma manta no chão.
                       Desenvolvi um desenho que tinha muita influencia da 
                    cestaria indígena.
                       Foi uma experiência que durou uns 6 ou 7 anos.Foi uma boa 
                    experiência.


                    8-     Porquê Atelier do Tatu ? O que o Tatu tem a ver 
                    contigo? Nos fale chegou até ai.


                         Embora sempre fui urbano, em 1991 senti a necessidade de 
                    estar mais perto da natureza .Foi ai que comprei uma terra ,no 
                    que resta de Mata Atlântica perto de São Paulo,que passou a se 
                    chamar Sitio do Tatu.
                    Construí ­ uma marcenaria e tenho me dedicado ao design e 
                    execução de moveis.A madeira e outro material fascinante.E 
                    assim que surgiu o Atelier do Tatu.
                    Porque o tatu? ,bom algum nome tinha que ter, e como tinha 
                    muitas tocas...


                    9- Se pudesse dizer algo que todo mundo deste planeta 
                    ouvisse, o que diria?


                    .Uy! Olhando pelas janelas estou vendo 360graus de floresta.
                    Seria muita prepotência esperar que o mundo me escute dizendo
                    Preservemos a natureza
                    Pensemos em como resolver o problema de nosso lixo
                    Trate aos outros como gosta de ser tratado
                    Mais posso falar com meus vizinhos
                                       
                     10-  Deixe uma mensagem para os leitores do Nó Cego, que  
                    são também sócios do Pequeno Museu da Tecelagem.


                    .Bom, já por ser leitores e sócios temos muitas coisas em 
                    comum ,o gosto pela tecelagem, a procura de informações.


                   Nãotem nada mais incrível e paradoxal que em pleno mundo 
                    globalizado,se utilize justamente a Internet, que e um pouco a 
                    ferramenta da globalização para resgatar o artesanal ,técnicas 
                    antiquíssimas e as particularidades regionais.