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Uma obra que despertou meu interesse e curiosidade foi a obra Convergência , de Juan Ojea. Este trabalho, que solicita a participação do espectador , constitui-se de faixas tecidas, coloridas, suspensas por um contrapeso. Ao manipula-lo, o visitante cria novas composições. Dependendo da pressão maior ou menor, as faixas movimentam-se alterando a imagem primeira, proporcionando outras.Sem ser necessariamente uma obra cinética, é indubitavelmente uma proposta a ser revista , estudada e desenvolvida.

                                                                                         Carlos Von Schmidt

                                                                                       O Estado de São Paulo

Hoje , estreitamente ligado a linguagem dos fios e das fibras ,o mais marcante na obra de Juan Ojea 
foram os seus “móbiles têxteis”, composições espaciais em estreitas redes, terminadas por contrapesos , jogando com elementos como a livre interferência , jogos de luz , transparência e superposição.
Aberta , dinâmica ,inovadora ,a Arte têxtil de Juan Ojea ao mesmo tempo que se depura , se aproxima cada vez mais do público , renovando o milagre da comunicação a traves de um outro nível de contato. 


 
                                                                                         Rita Caurio
                                                                                 No livro Arte Têxtil no Brasil

 

Com um approach totalmente diverso, Juan Ojea , trouxe para a Ia Mostra de Arte Têxtil, duas propostas 
diferentes. Na primeira , fiel ao cientismo desenvolvido na 2ª Trienal de Tapeçaria do MAM paulista , elabora tecidos em que a levesa da trama, a transparência das urdiduras, permitem a traves de 
superposições de imagens reais e irreais, um jogo ,em que a afirmação e negação se contrapõem.

                                                                                    Carlos Von Schmidt
                                                                                     Folha de São Paulo

Notadamente tive sua grande contribuição nos trabalhos que desenvolvemos em conjunto para o Centro 
Brasileiro da Tapeçaria Contemporânea , e na III Trienal de Tapeçaria do Museu de Arte Moderna de 
São Paulo ,sob minha presidência , onde compusemos a Comissão Organizadora e o corpo de Jurados 
para a seleção e premiação das obras apresentadas.
Seu trabalho é desenvolvido no campo das Artes Plásticas e respectivo ensino , e sua permanência 
nesta cidade de sua eleição certamente trouxe e trará uma contribuição efetiva para o desenvolvimento 
dos movimentos artísticos no Brasil , especialmente na área da Tapeçaria de Arte.

                                                                                        Norberto Nicola

Tenho o prazer de apresentar Juan Ojea , que desempenha a vários anos um papel importante no campo da Tapeçaria Brasileira

                                                                                    Jacques Douchez

 

Os aplausos ficam mesmo para Sabina de Libman, da Galeria Arte Aplicada, ela acabou realizando a criativa Mostra da Escultura Lúdica ,com as precenças marcantes de Leon Ferrari , o melhor artista da mostra, Cleber Machado, Lucia Fleury, Ivald Granato ,Grupo I.A.M., Jose Roberto Aguilar ,Tomie Otake, Eva Soban e Juan Ojea

                                                                              Alberto Beuttenmüler

                                                                                     Revista Visão

                                                        Sobre a exposição Mostra da Escultura Lúdica no MASP

Nesta mostra , entretanto, Há algumas participações importantes e mais completas:
Abraham Palactinik, com um jogo de quadrado interessantíssimo; Tomie Otake com um círculo bicolor 
onde o participante pode evoluir; há o trabalho severo e sonoro de Leon Ferrari ; Guto Lacaz com 
objetos na linha dadaísta ; Eva Soban e  Juan Ojea  com um espaço de sensibilização e Grupo Posição com magníficos animais imaginários .
Há ainda certamente outras participações. Contudo, parece-me estas são capazes de sintetizar o que de 
melhor tem esta exposição.

                                                                                  Jacob Klintowitz

                                                                            O Estado de São Paulo
                                                               Sobre exposição Mostra  Escultura  Lúdica no MASP

Vigor visual em Juan Ojea

 Os três trabalhos apresentados por Juan Ojea dialogam entre si não apenas pelas formas orgânicas, mas pelos assuntos que são levantados na forma de interagir com o material. A preocupação essencial é se manter sempre atento ao poder inerente de cada suporte como forma de denso entendimento daquilo que acreditamos ser real. A metáfora dos cipós auxilia a construir um universo de significados que se encontra na concepção de que, assim como um cipó, a arte funciona quando leva a reuniões e discussões agregadoras. Isso significa que cortar um cipó é uma maneira de machucar a floresta e levá-la para o fim.Essa metáfora ajuda a conhecer melhor como Ojea dá às suas esculturas uma dimensão humana, algo atingido muito mais pelo que existe nelas de visceral e autêntico do que por uma postura meramente formal e mais preocupada com o discurso do que com a ação.Efeitos estéticos dos cipós e seu parentesco com casulos gigantes, além da denuncia da falta d’água no planeta, levam a uma reflexão sobre o papel do artista. Tal qual cipó, um criador visual pode unir a floresta. Juan Ojea dá, assim, a cada obra o vigor visual que poucos textos escritos podem atingir.

                                                         

                                                                    Oscar D’Ambrosio

                                                    Exposição FlorestasMemorial de America Latina

                                                    

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